À semelhança das onze edições anteriores, teve lugar no dia 4 de Março de 2015, pelas 11 horas, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, mais uma incontornável e mui aguardada edição das Conferências CAVA, desta feita a XII.

Também à semelhança das anteriores, a sessão deste ano resultou de uma organização do Clube Amigos de Vieira, em parceria com a Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, tendo tido como figura de proa o autor de maior sucesso de vendas atualmente em Portugal e que se afigura como um dos mais promissores autores da nova literatura nacional, o escritor e poeta Pedro Chagas Freitas.

A sessão revelou-se extremamente concorrida, tendo abarcado um público muito heterogéneo, desde alunos do ensino básico e secundário a cidadãos vieirenses que, no seu conjunto, lotaram o espaço.

Na sua intervenção marcadamente interativa e dialogante, sempre viva e emocionante, o orador deliciou o público com a envolvência das suas palavras, com o relato da sua experiência e com a exortação à individualidade criativa que, frisou, são a característica distintiva que define cada um de nós, numa matriz genética e irrepetível.

Esta edição, que teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e que contou com o apoio do IPDJ e da Câmara Municipal de Vieira do Minho, reforçou o já enorme e valoroso contributo do CAVA no enriquecimento e envolvência cultural, pedagógica, formativa e cívica do concelho de Vieira do Minho.