Cerca de 70 pessoas aderiram à campanha de registo de dadores de medula óssea, que decorreu no salão dos bombeiros de Vieira do Minho.

A acção de solidariedade realizou-se, pela primeira vez no concelho, por iniciativa do CAVA – Clube Amigos de Vieira que, durante algum tempo, trabalhou ao nível de sensibilização da população para esta causa.

Filipe de Oliveira, presidente do CAVA, adianta que a campanha já estava inscrita no plano de actividades da associação há algum tempo, mas só agora surgiu o momento certo, atendendo à abordagem que o assunto tem merecido em termos mediáticos, sobretudo, quando o Instituto Português de Oncologia do Porto atingiu o milésimo transplante de medula.

Os elementos da brigada do Centro Nacional de Dadores de Medula Óssea consideram 70 um “bom número”, sendo a primeira vez que se realizou em Vieira do Minho, um concelho do interior, uma acção desta natureza.

Helena Godinho realçou ainda a adesão significativa de jovens, que compareceram essencialmente durante o período da tarde.

Esta brigada sai quase todos os fins-de-semana para acções semelhantes em vários pontos da região Norte, “porque todos os registos são importantes”, referiu Helena Godinho, acrescentando que costumam aparecer maioritariamente mulheres.

Filipe de Oliveira, do CAVA, notou que há muitas pessoas que ainda não sabem bem a diferença entre dar sangue e registar-se como dador de medula óssea, uma vez que em ambas as situações é feita uma recolha de sangue.

A literatura científica diz que um transplante de medula óssea é um procedimento médico da área da hematologia e oncologia que envolve o transplante de células tronco hematopoiéticas provenientes da medula óssea do dador. Este procedimento é indicado principalmente em doenças de medula óssea e certos tipos de cancro hematológico.

Aproximadamente 80% de todos os doentes, nomeadamente pacientes com leucemia, têm pelo menos um potencial dador compatível, daí a importância de todos praticarem este gesto de solidariedade. Felizmente, as estatísticas apontam para um aumento do número de dadores.