O CAVA tem vindo, ao longo dos anos, a fortalecer movimentos de cidadania; a abraçar causas sociais, e a entusiasmar-se com a cultura.

Fruto desta forma de estar, promovemos, no início de 2021, um projeto designado “CAVA e as Pessoas Centenárias de Vieira do Minho”, onde elevamos os Vieirenses com mais de 100 anos de vida.

De entre as várias pessoas que colaboraram no projeto, o destaque vai para o videógrafo, João Sousa, e para o fotógrafo, Daniel Rodrigues, este último que conquistou, em 2013, o primeiro lugar na categoria “Daily Life”, no World Press Photo, a competição mais prestigiada de fotografia do mundo!

Do Mosteiro a Ruivães, passando pela sede de concelho, Agra e Salamonde, saltam histórias que marcaram famílias e abarcaram a vida das próprias comunidades.

Em plena pandemia, queremos celebrar a vida, homenageando, deste modo, os nossos centenários. São pessoas com história e sabedoria. Registamos as suas expressões, histórias e momentos inesquecíveis.

Ouvimos estes centenários vieirenses e “enriquecemos” as nossas vidas. Os seus momentos inesquecíveis são enriquecedores e as expressões são contagiantes.

Em suma, a nossa missão passa por levar, até todos, pequenos pedaços da pessoa idosa. Infelizmente, dois dos centenários partiram, na reta final do projeto. Mas serão, sempre e para sempre, recordados. Paz às suas almas!