Meia centena de pessoas afluíram à Serra da Cabreira, no concelho de Vieira do Minho, para participarem no evento “CAVA à Descoberta dos Cogumelos 2021”, organizado pelo Clube Amigos de Vieira (CAVA).

Apesar do mau tempo que se faz sentir este fim de semana, os amantes da natureza de Vieira do Minho e também de outros concelhos do distrito de Braga, designadamente Braga e Vila Verde, responderam a esta chamada anual do CAVA, que correspondeu às suas quintas jornadas micológicas.

“Para nós é um prazer e um imperativo de cidadania organizar um evento que tem como objetivo principal fazer pedagogia ecológica e promover o respeito pelo ambiente e pelos ecossistemas”, afirma Filipe de Oliveira, dirigente do CAVA.

Com este evento, que decorreu este sábado, 30 de outubro, no vale do Turio, território considerado o pulmão verde da Serra da Cabreira, na freguesia de Cantelães, “ajudamos as pessoas a descobrir as diferenças entre cogumelos tóxicos e não tóxicos”, explicou Filipe de Oliveira.

“Cumprimos, assim, a missão de ajudar a descobrir o mundo dos cogumelos e alertar para uma consciência ecológica dos cidadãos, num ambiente que propiciou a partilha, a amizade e a fraternidade”, acrescentou o dirigente do CAVA.

No final desta colheita e verificação de cogumelos, houve um piquenique nas Casas de Abrigo da Serradela, no qual o CAVA ofereceu produtos locais a todos os participantes, nomeadamente mel e barquilheres. “Em Vieira do Minho é produzido mel de excelente qualidade”, considera Filipe de Oliveira.

O CAVA lamenta que muitas outras pessoas não tenham podido participar nestas jornadas micológicas dedicadas aos cogumelos, dado que o evento estava limitado a 50 pessoas.

A Associação Cultural e Recreativa Fonte da Urze, da freguesia de Eira Vedra, e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apoiaram a iniciativa.