O orador da XVII edição das Conferências do Clube Amigos de Vieira (CAVA), que teve lugar no passado dia 23 de Janeiro, pelas 11h15, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, foi Fernando Santos, formado em engenharia electrotécnica, mas que se notabilizou pela sua passagem no futebol profissional, como treinador, estando, neste momento, a desempenhar funções de seleccionador nacional.

Subordinada ao tema “Os jovens, a fé e a vida", "o pai, esposo e amigo" (como se auto-definiu) Fernando Santos maravilhou todo o auditório, com a sua intervenção marcadamente serena, determinada, dialogante, informal e assertiva, no que às suas convicções pessoais, sociais, políticas e religiosas diz respeito.

Na sua interacção com o público, durante o período de mais de uma hora, o orador fez questão de responder às questões colocadas, dando conta da sua visão do mundo, sempre de uma maneira directa, reveladora do respeito pelas diferenças inerentes à condição de cada um, mas no pressuposto da valorização do que deve unir as pessoas, na potenciação de uma vida melhor para todos.

Esta edição contou com mais de 300 pessoas, na sua esmagadora maioria alunos do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, a quem as suas intervenções se espera tenham servido de referência para a sã formação da personalidade do público-alvo e contado como experiência enriquecedora. Para além disso, esta contou, na abertura, com a participação de um trio de alunos da Academia de Música Valentim Moreira de Sá que, ao piano, violino e contrabaixo, proporcionaram grandiosos momentos musicais.

Também e sempre à semelhança das anteriores, a sessão deste ano resultou de uma parceria entre o CAVA e o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e teve o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.); da Câmara Municipal de Vieira do Minho; da Rádio Alto Ave; d’O Jornal de Vieira; da Vieira do Minho TV e do comércio local.

A iniciativa reforçou, mais uma vez, o já enorme e valoroso contributo do CAVA no enriquecimento e envolvência cultural, pedagógica, formativa e cívica, do concelho de Vieira do Minho.