O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de Dezembro, foi assinalado com a realização do Hoq’CAVA 2014, uma actividade que incluiu o 9º Encontro Experimental de ParaHóquei e o Torneio do CAVA, primeira acção competitiva desta variante do Hóquei em Portugal.

Participaram no “Hoq’CAVA” a CERCIFEL de Felgueiras, a Fundação António Joaquim Gomes da Cunha de Cabeceiras de Basto, a Escola B/S Vieira de Araújo, o Núcleo de Desporto Adaptado do CAVA, o Clube APPACDM Gaia e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde que, ao ganhar o torneio, fica para a história como a primeira equipa a vencer um encontro de ParaHóquei.

No final chegou a prenda do 24º aniversário da ANDDI-Portugal, com a assinatura do Protocolo de Cooperação com a Federação Portuguesa de Hóquei, cujo objectivo passa pelo desenvolvimento da prática do ParaHóquei para jogadores com deficiência intelectual, e respectiva filiação na FPH, sendo esta a primeira federação desportiva a aceitar a ANDDI como associados de pleno direito.

O evento decorreu no Pavilhão Municipal Prof. Aníbal Nascimento, em Vieira do Minho, numa organização conjunta entre o Clube Amigos de Vieira (CAVA), a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), a Federação Portuguesa de Hóquei (FPH), e contou ainda com o apoio da Câmara Municipal e da Escola B/S Vieira de Araújo.