Cerca de 250 alunos da EB2,3/S Vieira de Araújo participaram, na primeira conferência escolar promovida pelo Clube de Amigos de Vieira (CAVA). Subjugada ao tema ‘Os jovem e o ambiente’, a iniciativa resulta de um protocolo com o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.

O orador convidado da primeira sessão foi o presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), Tito Rosa, que falou aos alunos e professores sobre a problemática associada à perda da biodiversidade, dando a conhecer aos presentes a missão e os projectos do ICNB.

De salientar, neste âmbito, o projecto do Sistema de Informação do Património Natural, “que está em fase de progresso” e que irá estar disponível ao público na Internet, na página do ICNB, explicou Tito Rosa. O sistema, que deve entrar em funcionamento a médio prazo dará a conhecer aos interessados todas as áreas protegidas existentes no país, assim como a sua localização. Estamos a falar em 20,5 por cento do território.

Durante a primeira conferência escolar, dois grupos da Área de Projecto da EB 2,3/S apresentaram os seus trabalhos no âmbito das energias renováveis (Tecnováveis, 12ªA) e da poluição das águas dos rios (ETAR, 12ªB).

Projecto “é para continuar”

O projecto das conferências escolares “é para continuar”, estando prevista para Março de 2011 a segunda edição da iniciativa, garantiu ao ‘Correio do Minho’ o presidente do CAVA, Filipe de Oliveira. Subjugada ao tema da ‘física’, a segunda conferência escolar terá como orador o professor da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais.

De realçar que no final da conferência, foi atribuído ao Sr. Eng. Tito Joaquim da Silva Rosa o título de sócio honorário do CAVA.