O CAVA lançou, no dia 28 de Setembro, um livro intitulado “A Afirmação do Amor num Mundo de Violência”, tema da I Conferência Temática realizada em 20 de Outubro de 2006.

O Prof. Dr. Júlio Machado Vaz começou por abordar “A evolução do amor romântico no século XX”, uma expressão “que não foi extinta” mas que provocou muitas modificações no campo das “sexualidades”. Sublinhou que com “a descoberta da contracepção hormonal” passou a verificar-se não só “a possibilidade de uma relação sexual, em princípio, sem risco de concepção”, mas também “as mulheres […] conquistariam desde o direito ao voto até uma progressiva igualdade de direitos”.

O Prof. Dr. José Pinto da Costa tratou o tema “Do amor à violência” referindo que “o problema temporal correlacionado com o amor, a paixão e o ciúme, o desejo exclusivo da posse de uma mulher só para um, encontram significativamente representatividade na espécie humana, com comportamentos nem sempre fáceis de controlar”. Analisou ainda os diversos conceitos de amor, desde o romântico, poético, pragmático…

A Dr.ª Maria Geraldes versou “O jovem e o mundo de ameaças”, apresentando algumas respostas que o Instituto Português da Juventude tem dado aos milhares de jovens que procuram os seus espaços e programas.

O CAVA editou também um vídeo sobre a I Conferência, encontrando-se em preparação o lançamento da 2ª edição do respectivo livro.