António Vitorino, António Cunha e António Erias Rey foram os convidados da quarta conferência promovida pelo Clube dos Amigos de Vieira (CAVA). Sessão debateu o presente e o futuro dos países vizinhos.

“Portugueses e espanhóis estão no mesmo barco para o bem e para o mal”. Esta foi a certeza que deixou António Vitorino, ex-ministro da Presidência e da Defesa Nacional, durante a quarta conferência promovida pelo Clube dos Amigos de Vieira (CAVA), subjugada ao tema ‘Portugal e Espanha: presente e futuro’.

No auditório municipal de Vieira do Minho, que juntou à mesma mesa o moderador António Cunha, reitor da Universidade do Minho, e António Erias Rey, porta-voz do Grupo Popular na Comissão de Indústria, Comércio e Turismo em Espanha, Vitorino salientou que “a integração do mercado ibérico, nestes últimos 25 anos, é uma história de sucesso na construção do grande mercado interno a nível europeu”.

De acordo com o professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, “o problema do desemprego põe em causa a coesão da sociedade portuguesa”, uma situação que só se resolve com a criação de postos de trabalho através do investimento, da melhoria da capacidade de competir nos mercados internacionais e ao nível da produtividade. E acrescentou: “há 25 anos, os dois países ibéricos fizeram uma aposta na Europa e querem acreditar que a Europa tem futuro”. Vitorino acredita, por isso, que “ambos (Portugal e Espanha) têm um futuro comum no projecto da União Europeia”, um caminho que deve ser superado “conjuntamente”.

Para que a coesão social seja reforçada “é necessário que haja um futuro de estabilização financeira”, apontou. Os dois países vizinhos, que se confrontam com problemas de geração e riqueza, devem actuar não de forma isolada mas de forma concertada porque os “problemas são comuns”, explicou também o ex-comissário europeu da justiça.

O deputado espanhol Antonio Erias Rey, que defendeu “a cooperação entre os Governos”, salientou que “o mais importante é que Portugal e Espanha consigam aproveitar as oportunidades” e para isso “tem que haver coordenação. “Esta é a base do futuro”, destacou o Professor Catedrático de Politica Económica da Universidade da Corunha.

Ao encerrar a conferência que teve o Alto Patrocínio do Presidente da Republica, o presidente do CAVA, Filipe de Oliveira, transmitiu a mensagem enviada pelo Chefe da Casa Civil, a pedido de Cavaco Silva: “este tipo de iniciativas mostra o sentido de oportunidade que o CAVA tem demonstrado nas suas conferências”.