O CAVA e a Escola B/S Vieira de Araújo somaram mais uma parceria de sucesso, num evento que teve como tema: “Os Jovens e a Cidadania”.

A X Conferência CAVA realizou-se no dia 13 de Março, no Auditório Municipal, e teve o Alto Patrocínio do Presidente da República.

O orador foi Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, numa Conferência dirigida sobretudo aos mais jovens e que contou com cerca de 300 pessoas.

Cidadania! Foi deste modo que Rui Moreira deu início à prelecção proposta pelo CAVA, após introdução de João Ricardo Pateiro, jornalista da TSF.

Teceu considerações relativamente ao culto da liberdade, ao exercício da cidadania individual e colectiva, à necessidade de se reconhecer o mérito de cada um, à urgência de adaptabilidade a diversas circunstâncias, sem que o sentimento de fatalidade assombre a caminhada, já que há sempre a possibilidade de contornar e prosseguir.

As questões colocadas pelos alunos, muitas delas pertinentes, revelaram o fácil trato, o optimismo, as preocupações, a simpatia e o humor contagiante de Rui Moreira. Acima de tudo, deixou transparecer imensurabilidade!

O convidado desta X Conferência CAVA já fez História. Uma História iniciada deste modo, só pode ter um final feliz!

(in “O Jornal de Vieira”, de 15/03/2013)