Marinho Pinto considera que a justiça portuguesa parou no tempo, e que “é preciso fazer chegar o 25 de Abril de 1974 aos tribunais”.

A Justiça portuguesa está como há 200 ou 300 anos atrás. Quem o disse foi Marinho Pinto, o Bastonário da Ordem dos Advogados (OA), que esteve em Vieira do Minho, para participar na conferência sobre “Os Jovens e a Justiça”, promovida pelo Clube Amigos de Vieira.

Um encontro, que se insere numa série de conferências, que tem como finalidade levar os jovens a pensar sobre a sociedade portuguesa. Marinho Pinto foi o primeiro convidado e reflectiu sobre o estado em que se encontra a justiça em Portugal.

Perante uma assembleia de cerca de 200 alunos do ensino secundário, Marinho Pinto lembrou que a justiça é um serviço público do qual o Estado não se pode alhear, e que o sistema judicial português tem de mudar.

“Temos de levar o 25 de Abril aos tribunais. É urgente uma mudança de mentalidades. Os magistrados têm de ser formados segundo os valores humanos, porque as pessoas não são números”. Para o bastonário da OA estas mudanças são consideradas urgentes.