Teve lugar no dia 29 de Outubro, em Lisboa (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE), o Seminário “Associativismo Jovem e República” que exortou à reflexão sobre os desafios da relação construída em torna da democracia, da participação cívica dos jovens e da actividade associativa.

O seminário foi organizado pelo IPJ, com apoio da Comissão Nacional para Comemorações do Centenário da República.

O CAVA esteve presente com uma delegação de 5 directores, procurando debater as questões relacionadas com a problemática participação cívica dos jovens na sociedade.

Entre os diversos oradores presentes, o CAVA destaca apontamentos de duas intervenções.

1 – Professor Doutor Rogério Roque Amaro: “A participação juvenil é facilitada pela implementação das novas tecnologias e uso de ferramentas como a internet, destacando nela as redes sociais e blogues”.

2 – Professor Doutor Pedro Moura Ferreira: “Segundo um estudo, só 44% dos jovens estão satisfeitos com a democracia, demonstrando assim um descontentamento maioritário em relação ao funcionamento da sociedade”; “As associações podem ser vistas como escolas de democracia, desenvolvendo as competências de cada um”.

Uma nota negativa: a Profª Rita Espanha (docente nos Mestrados de Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no ISCTE) revelou desconhecer por completo o limitado acesso às novas tecnologias em concelhos do interior como Vieira do Minho.

Resumindo o seminário, chega-se à conclusão que se os jovens se inserirem em projectos associativos, as probabilidades de sucesso na vida pessoal/profissional aumentam consideravelmente.