O CAVA e a ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), em parceria com o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e Câmara Municipal de Vieira do Minho, assinalaram no dia 10 de Dezembro, o Dia Mundial de Pessoas com Deficiência que se comemorou a nível internacional no passado dia 3 do corrente mês.

Para assinalar esta data, a organização realizou um Torneio de Jogos Tradicionais (ferraduras; latas; pés atados; burro; malha; corrida de sacos; chuto ao capitão, corda etc.), no Pavilhão Municipal Prof. Aníbal Nascimento, onde participaram mais de 80 jovens e adultos portadores de deficiências, oriundos de Ponte de Lima (APPACDM), Ponte da Barca (APPACDM), Cabeceiras de Basto (Fundação Joaquim Gomes da Cunha) e Vieira do Minho (Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo).

As actividades desportivas foram aferidas de acordo com as dificuldades dos participantes e tinham por objectivo avaliar aptidões motoras e visuais, tais como precisão, destreza, velocidade e coordenação bem como proporcionar aos intervenientes um momento de recreio e animação.