Realizou-se no fim-de-semana de 6 e 7 de Abril o “Troféu de Orientação da Cabreira 2013” (prova da Taça Nacional de Orientação). Tratou-se de uma organização conjunta do .COM – Clube de Orientação do Minho e do CAVA – Clube Amigos de Vieira e contou com 50 elementos da organização e a participação de 400 atletas de todo o país.

Com efeito, de regresso à Serra da Cabreira, onde se realizaram duas etapas com chegada na Casa Florestal da Veiga (sábado e domingo de manhã) e uma no centro da vila de Vieira do Minho (sábado de tarde).

O tempo esteve ótimo no primeiro dia! Os atletas adoraram o local da 1ª etapa – Casa Florestal da Veiga e a zona do mapa – Serra da Cabreira, onde o terreno é ótimo para a prática de orientação, pois é difícil física e tecnicamente, possuindo alguns desníveis e muitos pormenores de relevo e vegetação, com algumas manchas de floresta limpa. O cenário ideal para qualquer atleta de orientação!

De tarde, no centro da Vila de Vieira do Minho, tratou-se de uma prova muito rápida e por isso bastante desafiante, com a zona do parque florestal a provocar alguns quebra-cabeças aos atletas! Foi muito bom verificar adesão por parte dos vieirenses que vieram ver os atletas e participar na prova!

No final desta prova houve entrega de prémios aos primeiros classificados de cada escalão e sorteio de vouchers de oferta nos alojamentos de Vieira do Minho – um convite aos participantes regressarem numa próxima oportunidade.

No domingo o tempo esteve chuvoso e frio, impondo aos atletas algumas precauções durante a sua progressão no terreno.

No final foram entregues os prémios, que se trataram de produtos regionais, como forma de promoção das produções locais, do “Troféu de Orientação da Cabreira 2013”, onde foram contabilizadas as duas etapas realizadas na Serra da Cabreira. Foram entregues 91 prémios aos 30 escalões de competição e sorteados vouchers de oferta. Os resultados podem ser consultados em www.pontocom.pt.

A organização não pode deixar de agradecer às Câmaras Municipais de Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto e aos 40 patrocinadores (casas com alojamento / turismo rural de habitação, restaurante e cafés e estabelecimentos comerciais e outros parceiros), aos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto que tornaram possível a realização perfeita deste evento!