Numa madrugada de camaradagem, no dia 4 de Dezembro de 2005, nasceu uma Associação Juvenil, em Vieira do Minho, designada por Clube Amigos de Vieira – CAVA, pelas mãos de um grupo de amigos, cuja missão inicial passava por organizar actividades culturais, sociais e desportivas.

Embarcamos todos, assim, neste sonho coletivo, afinados pelo mesmo diapasão. E a maior parte dos directores, que estiveram presentes na constituição da Associação, ainda hoje se mantém.

No dia 6 de Junho de 2006, o Modelo de Estatutos é publicado no Diário da República – III série.

Sabendo da importância da prática desportiva, como agente inclusivo, tivemos duas apostas inovadoras, no concelho de Vieira do Minho, e que passaram por construir uma equipa de desporto adaptado e federar uma equipa de basquetebol.

O Núcleo de Desporto Adaptado (NDA) do CAVA surge no dia 16 de Novembro de 2012. A principal actividade é fomentar e organizar a prática de actividades desportivas, para pessoas com deficiência.

No ano de 2013, a Associação de Basquetebol de Braga lançou um repto e o CAVA federou uma equipa de basquetebol. Formamos, por isso, uma equipa constituída por 67 atletas do escalão sub-10.

Ao logos destes anos, o CAVA tem também organizado várias conferências que tiveram, em oito debates, o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Já estiverem presentes, entre outros convidados, Júlio Machado Vaz, José Pinto da Costa, Rui Rio, Júlio Magalhães, Pedro Passos Coelho, Saldanha Sanches, António Vitorino, Marcelo Rebelo de Sousa, D. Carlos Azevedo, Marinho e Pinto, Comendador José Berardo, Marques Mendes, Alexandre Soares dos Santos, Rui Moreira, Diogo Freitas do Amaral, Pedro Chagas Freitas. Guilherme d’Oliveira Martins e Pedro Abrunhosa.

Também “combatemos” com balas de tinta; rolamos vertiginosamente sobre o asfalto; descemos de rafting, no rio Minho; lançamos o projecto fotográfico Uma Viagem por Vieira do Minho, que possibilita uma viagem física e afectiva, através de registos fotográficos de actividades presentes em vinte e uma comunidades do nosso concelho, e até internacionais portugueses nas camadas jovens deram uns toques na bola, nos torneios de street football.

De realçar, ainda, que a associação tem estabelecido diversas parcerias com vista à prossecução dos seus fins, nomeadamente com a Escola EB/S Vieira de Araújo, a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), o Clube de Orientação do Minho e o Clube de Ténis S. Miguel de Refojos.

As bandeiras - Cidadania, Igualdade e Cultura - são içadas, de forma constante.

No ano de 2016, a Associação conquistou o prestigioso Troféu Desportivo “O Minhoto”, na categoria Clube Ligação Desporto/Cultura.

Continuaremos, deste modo, a promover novas e melhores iniciativas, com a força e dinamismo que nos caracteriza.

O CAVA já foi notícia em...





Deixe-nos as suas sugestões

Sorry! You need to complete all mandatory (*) fields!

Contactos


CAVA – Clube Amigos de Vieira
Rua Padre José Carlos Alves Vieira
n.º 62, 2º direito
4850-538 Vieira do Minho

Telefone: (+351) 914 542 280
Email: geral@cava.pt
Email: direccao@cava.pt