Arminda Fernandes

“CAVA E AS PESSOAS CENTENÁRIAS DE VIEIRA DO MINHO”

Nascida a 23 de novembro de 1920, Arminda Fernandes conta já um século de existência. E há um século que abraça a comunidade que a viu nascer – Agra, em Vieira do Minho, onde diz “sentir-se bem a viver”.
O amor à terra foi-lhe passado pelos pais, agricultores. Um amor partilhado também pelos nove irmãos que teve.
Da infância recorda o gosto pela dança, pelo canto e por jogar às cartas e ao dominó. Deste último, ainda guarda o tabuleiro do jogo!
Nunca casou, mas nem por isso foi menos feliz.
Tem muitos destinos favoritos, mas o Santuário de Fátima é o seu de eleição. “Fui lá muitas vezes”, sublinha.
E qual o segredo para chegar aos 100 anos? Arminda Fernandes não sabe explicar bem. Talvez seja a sabedoria de saber viver! Não será, doce Arminda?
O momento mais feliz da sua vida, partilha, foi a época em que “tinha os pais vivos”, ao seu lado.
Atualmente, com 100 anos, diz que, este, é o momento mais triste da sua vida: “Se tivesse 50 anos, podia esperar viver mais 50. Agora que tenho 100, isso é que é mau”, refere.
Sobre a pandemia que o mundo atravessa, Arminda recorda um episódio longínquo. “A febre grande” que atacou a aldeia onde ainda vive, e que vitimou, naquela altura, muita gente. Mas o seu avô prometeu que, se não morresse ninguém da família, iria “oferecer uma vaca a Nossa Senhora do Porto de Ave”. E como uma promessa é para ser cumprida, o avô de Arminda ofereceu a vaca. Uma história com final feliz!
Quem canta seus males espanta, já diz o ditado. E para contrariar a tristeza de ver as máscaras impostas pela COVID-19, Arminda Fernandes canta, com ternura:

“Quem me dera ser a Lua,
Depois da Lua o luar,
Entrava pela janela
Par’ assistir ao teu deitar.
Gosto de ti,
Eu quero alguém.
Quero meu Amor,
Não quero mais ninguém!”

__________________________________________________________

Um projecto CAVA, visto pelo olhar atento de Daniel Rodrigues, fotógrafo vencedor do World Press Photo, e João Sousa, videógrafo, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.); Câmara Municipal de Vieira do Minho; O Jornal de Vieira; Rádio Alto Ave e Vieira do Minho TV.